sexta-feira, 7 de maio de 2010

RFID "Radio-Frequency IDentification"

Seu significado em português é Indentificação por Rádio Frequência, que trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, é um tipo de uma etiqueta que pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem de produto, dentre outros. Ele contém chips que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora.


As longas filas no mercado são a maior reclamação de quem faz compras. Em breve, elas podem desaparecer, quando o código de barras UPC (Código de Produto Universal), encontrado por toda parte, for substituído por etiquetas (RFID).

Imagine ir a um mercado, encher o carrinho e sair direto pela porta, sem nunca mais ter que esperar enquanto alguém registra item por item da compra. As etiquetas RFID se comunicarão com um leitor eletrônico, que vai detectar todos os itens no carrinho e registrá-los quase que instantaneamente. O leitor será conectado a uma ampla rede, que mandará informações sobre os produtos aos varejistas e aos fabricantes. Seu banco será informado e o total será debitado da sua conta. Sem filas, sem espera.
Em breve está tecnologia fará a mesma coisa com trilhões de produtos de consumo pelo mundo. Os fabricantes saberão a localização de cada produto do momento em que é feito, até quando for usado e jogado fora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Leandro não quero ter que ir ao supermecado, póis eu não gosto.Acho tempo perdido ter que fazer compras e me sinto cansada toda vez que tenho que repor o meu estoque em casa.
Quando vamos poder fazer estas mesmas compras com segurança pela internet.
Eu sei que já existem sites seguros para isso más eu não confio.

Maria de Fátima M. Santos.

Anônimo disse...

Leandro adorei esa informaçaõ,só de imaginar que num futuro bem proxímo não precisaremos mais de enfrentar longas filas no supermercado,é bom demais!
Fabiana O.Felipe

Viviane Andrade disse...

Muito prático este sistema!
A tecnologia nos "assusta" e impressiona ao mesmo tempo!

Postar um comentário